
Lixus foi uma das cidades principais do Império Romano na Província de Mauritânia Tingitana. Está situada na encosta de um monte perto da cidade de Larache, a cerca de 45km de Asilah, no norte de Marrocos.
A 80m de altitude, Lixus domina sobre a planície de pântanos através dos quais os rios correm até chegar ao Oceano Atlântico. A norte existem montes repletos de carvalhos.
Lixus é um dos mais antigos locais habitados de Marrocos. Tudo começou ainda em tempos pré-históricos. Mais tarde, por volta de 1000 a.C., chegaram os colonos Fenícios que fizeram deste lugar o primeiro entreposto comercial do norte de África.
Viria a tornar-se uma importante cidade Cartaginesa e também Romana. Enquanto sítio arqueológico, Lixus é extremamente importante. Para além disso, existem associações lendárias a Hércules que o tornam ainda mais mítico.
Hoje em dia, as ruínas de Lixus podem ser visitadas com um guia local. Ainda é possível distinguir os banhos romanos, templos, muralhas do século IV, chão com mosaicos, uma igreja cristã e o que restou do Capitólio.
Top 10 locais a visitar nas Ruínas de Lixus:
- Termas
- Anfiteatro
- Mesquita
- Vestígios da Fabrica de Garum
- Casa Medieval Islâmica
- Arena circular
- Pódio
- Muralhas
- Igreja cristã
- Acrópole