Ruínas de Alcácer-Ceguer

| |

Ruinas de Alcacer-Ceguer Marrocos
Ruínas de Alcácer-Ceguer Marrocos

As Ruínas de Alcácer-Ceguer (cujo nome oficial é hoje Ksar Sghir) ficam situadas no Norte de Marrocos, na região de Tânger-Tetuão.

Esta antiga cidade foi conquistada por Portugal, em 1458, pelo rei D. Afonso V. A conquista sobre os mouros de Alcácer-Ceguer visou fazer parte de umas possíveis cruzadas dos europeus por terras muçulmanas.

O objectivo seria travar o Islão, numa altura em que, no extremo oriental da Europa, os Turcos Otomanos tinham conquistado Constantinopla (hoje, Istambul).

Em Marrocos, a tomada de Alcácer-Ceguer foi uma das primeiras demonstrações da vontade expansionista de Portugal. Viria mesmo a ser o princípio de outras conquistas no norte de Marrocos como Tânger e Arzila.

Só cerca de 100 anos após a entrada em Alcácer-Ceguer, em 1550, é que os portugueses deixariam esta praça. Em 1609, a cidade passaria a ser o destino dos mouros expulsos de Espanha.

Hoje em dia, o complexo arqueológico que marca a presença lusitana neste local tem várias ruínas interessantes, incluindo os restos de fortificações, a couraça, casas, igrejas e o Portão do Mar.


Top 10 locais a visitar em Alcácer Ceguer:


  1. Couraça Nova
  2. Portão do Mar
  3. Muralhas e torreões
  4. Castelo
  5. Torres Merinidas
  6. Porta da Vila
  7. Praça D’ Armas
  8. Vestígios da Igreja de Santa Maria da Misericórdia
  9. Vestígios do edifício da Assembleia da Vila
  10. Praia de Alcacer-Ceguer
Previous

Forte Bou-Jerif

Ruínas de Volubilis

Next