Rissani

| |

Rissani Marrocos
Rissani Marrocos

Rissani é uma cidade no sudoeste de Marrocos, a cerca de 20km de Erfoud.

Esta cidade é conhecida pela sua porta de entrada muito bonita, pelo mercado semanal tradicional e souk rico em artesanato. Este souk está aberto todos os dias mas é bem mais animado às terças, quintas e domingos.

Situado bem no centro de Rissani, o souk é o local onde se compra e vende tâmaras de Tafilalet, legumes, especiarias, animais e tecidos. Para além de artesanato, claro.

O importante mausoléu do Rei Moulay Ali Cherif fica numa das extremidades de Rissani. Aqui descansa o fundador da Dinastia Alaouite, aquela que governa Marrocos hoje em dia. Construído em 1966/67, não é acessível aos não-muçulmanos. Mas todos podem visitar o pátio arborizado.

Para visitar também perto de Rissani, há o bonito palmeiral, o bem conservado Ksar Moulay Ismaïl e o Ksar El Fida. Este último, a apenas 4km de Rissani, foi convertido em museu em 2005 para que todos possam descobrir tapetes, retratos da Dinastia Alaouite e objectos do quotidiano de quando foi concebido, em meados do século XIX.

Mas existem muitos mais ksour (plural de ksar) em redor de Rissani. É possível seguir este circuito histórico para ficar a conhecer os ksour d’Ouirhane, Tabassamt, Irara, Zaouïet el Maati e Asserhine. Destaque também para o Ksar Tinrheras, uma maravilha sobre um promontório rochoso.

Rissani é a cidade de tamanho considerável mais perto das fantásticas Dunas de Erg Chebbi (também conhecidas por Dunas de Merzouga), a cerca de 40km. Esta é, sem dúvida, a principal razão para visitar a região.

No mar de areia em tons alaranjados que os turistas adoram explorar de camelo as dunas chegam a atingir os 150m de altura. O topo é o lugar ideal para observar a imensidão do Deserto do Saara.


Top 10 locais a visitar em Rissani:


  1. Souk de Rissani
  2. Mausoléu de Moulay Ali Cherif
  3. Ksar El Fida
  4. Ksar Moulay Ismaïl
  5. Porta Monumental de Rissani
  6. Rua Central de Rissani
  7. Sijilmassa
  8. Kzar Abbar
  9. Ksar Tinheras
  10. Ksar Oulad Abdelhalim
Previous

Zagora

Khamlia

Next