Meknes

Meknes Marrocos
Meknes Marrocos

Meknès é uma das Cidades Imperiais marroquinas e fica situada a cerca de 70km de distância de Fez.

Com vários monumentos, o centro histórico de Meknès está inserido na lista UNESCO de Património Mundial da Humanidade. Uma das razões para esta distinção é a simplicidade das construções originais mantida ao longo dos séculos.

Foi no século XVII que o sultão Moulay Ismail decidiu transformar Meknès numa das mais bonitas e poderosas cidades imperiais de Marrocos. Os impressionantes 40km das muralhas protegeram os seus monumentos até hoje. Existem imensas mesquitas em Meknès, o que lhe valeu o nome de “cidade dos cem minaretes”.

Toda a cidade é extremamente agradável para mergulhar completamente no quotidiano de Marrocos. Mas existem alguns destaques de lugares para ver e visitar em Meknès. A Grande Mesquita, fundada provavelmente no século XII, tem portões esculpidos fantásticos.

A medina de Meknès merece um passeio demorado para conhecer as ruas e encontrar as ruínas do palácio real. Na medina tudo acontece. A Praça El-Hedime, entre a cidade antiga e a zona imperial de Meknès, é o expoente máximo da agitação, com engolidores de fogo, contadores de histórias, amestradores de animais e malabaristas a entreter marroquinos e turistas.

Imperdível mesmo em Meknès é o portão Bab Mansour, na entrada da cidade propriamente dita, construído no princípio do século XVIII. Há quem diga que é o portão mais bonito do mundo.

Bem perto fica o Mausoléu de Moulay Ismail, cuja mesquita está aberta a não-muçulmanos. O Museu etnográfico regional em Meknès, no Palácio Dar Jamaï, possui um fabuloso jardim Andaluz e mostra peças que são testemunho da riqueza cultural do Reino de Marrocos.

Apenas a 30km de Meknès fica o impressionante sítio arqueológico romano de Volubilis, também património mundial UNESCO. A viagem faz-se através dos prósperos campos férteis que produzem cereais, azeitonas e uvas.


Top 10 locais a visitar em Meknès  :


  1. Medina de Meknès 
  2. Portão Bab Mansour
  3. Mausoléu de Moulay Ismail
  4. Mesquita Néjjarine
  5. Grande Mesquita de Meknès
  6. Sítio arqueológico de Volubilis
  7. Palácio Dar Jamaï
  8. Mausoléu de Heri Es Souani
  9. Souks de Meknès
  10. Museu Etnográfico Regional de Meknès