
Na floresta de cedros das Montanhas do Médio Atlas há centenas de macacos de Gibraltar, ou macaco Barbary.
Este tipo de macaco existe também em Gibraltar, na Península Ibérica, sendo o único primata a habitar o continente europeu além do ser humano.
Os macacos de Gibraltar não têm cauda e possuem uma grossa pelagem amarela e acastanhada. Como são bastante amistosos, há registos de esqueletos desta espécie descobertos nas ruínas de Pompeia, em catacumbas egípcias ou mesmo no topo de colinas na Irlanda.
São muito inteligentes e imitam tudo o que vêem. Por isso, ainda hoje em dia e infelizmente, acabam por ser usados para espectáculos de rua em lugares como a Praça Jemaa el Fna, em Marrakech.
É extremamente interessante ver estes macacos no seu habitat natural, na Floresta do Cedro Gouraud, 9km depois de Azrou em direcção a Ifrane, e também na estrada 3km antes de se chegar a Azrou. Esta zona é englobada pelo Parque Natural de Ifrane.
Há muitos turistas que insistem em dar comida a estes macacos na floresta mas é preciso ter em atenção que, apesar do seu aspecto tranquilo, são animais selvagens e poderão ter alguma reacção mais agitada.
Actualmente, existem apenas cerca de 6 mil macacos de Gibraltar, com cerca de 4 a 5 mil a viver em Marrocos.
Top 10 locais a visitar nos Macacos da Floresta:
- Macacos de Gibraltar
- Montanhas do Médio Atlas
- Cedro Gouraud