Zagora

Zagora Marrocos

Zagora Marrocos

Zagora

Zagora é uma cidade no sul de Marrocos, a cerca de 160km a sudeste de Ouarzazate. Fica num vale do Rio Drâa, com vista para uma montanha da qual a cidade adoptou nome.

Zagora é a capital da província, tendo a cidade moderna sido construída já no século XX. Mas a região há muito que é habitada pelos Almorávidas, uma dinastia de Marrocos constituída por uma espécie de monges-soldados provenientes de grupos nómadas vindos do Deserto do Saara. No alto das montanhas ainda é possível ver a fortaleza desta dinastia.

Foi também a partir de Zagora que os Saadianos lançaram a sua expedição para conquistar Tombuctu, no Mali, em 1591. Na verdade, a cidade é essencialmente conhecida pela sua famosa placa de viagem “52 dias de camelo até Tombuctu”.

Ao longo dos tempos, as caravanas do deserto passaram por Zagora, dando-lhe um carácter cosmopolita. Ainda hoje esta povoação continua a ser um entreposto comercial e um local de reunião, realizando um souk regional às quartas-feiras e aos domingos, assim como organizando alguns festivais. Todos os anos se celebra o “moussem” (festival) do santo Sufi Moulay Abdelkader Jilali em Zagora.

A paisagem até chegar a Zagora é constituída de palmeirais e maravilhosas montanhas. Existem alguns ksars fortificados à volta da cidade nova que merecem uma visita. A cerca de 20 minutos de carro para sul podemos visitar a vila de Tamegroute, conhecida pelo seu centro de aprendizagem e religião Sufi e pela sua olaria.