Vale do Ziz

Vale do Ziz Marrocos

Vale do Ziz Marrocos

Vale do Ziz

O impressionante Vale do Ziz fica situado entre Midelt, nas Montanhas do Atlas, e a cidade de Errachidia, no Deserto do Saara.

O Vale do Ziz apresenta paisagens rochosas, rompidas por dramáticos desfiladeiros que seguem ao longo do Rio Ziz pela região de Tafilalet no Sul de Marrocos até acabar na Argélia.

Ao longo do seu curso, o rio vai alimentando uma série de oásis e trazendo a vida a uma paisagem que, caso contrário, seria de terra e pedra. O Vale do Ziz é mesmo uma das zonas do mundo com mais palmeiras por km2.

Aqui e ali, ao longo do verde das margens do Rio Ziz, surgem grupos de casbás (povoações fortificadas) construídos para proteger famílias que habitavam uma área praticamente sem lei até aos anos 30 do século XX.

Hoje em dia, grande parte dos casbás do Vale do Ziz não são habitados pois já não existe a necessidade da protecção das suas muralhas. Desde a estrada que percorre o Vale do Ziz é possível ver muitas destas construções fascinantes.

No extremo sul do Vale do Ziz encontramos Tafilalet, um reino independente de Marrocos do século VIII até ao X. A grande riqueza deste reino devia-se ao importante papel que desempenhava no comércio das antigas caravanas que percorriam o Deserto do Saara.

O Rio Ziz termina o seu caminho nas Dunas de Erg Chebbi, um mar de areia dourada e laranja com dunas gigantescas até 200m de altura.