Vale do Draa

Casbah em ruínas no Vale do Draa

Casbah em ruínas no Vale do Draa

Vale do Draa Marrocos

Vale do Draa Marrocos

Vale do Draa

O Vale do Draa é um lindo vale que fica no Sul de Marrocos, entre Agdz e Zagora, no Deserto do Saara. O Rio Draa, vindo do Alto Atlas, desce pela montanha cavando um fundo canal ao longo de íngremes desfiladeiros rochosos das montanhas Jebel Sarhro.

No Vale do Draa podemos apreciar umas paisagens espectaculares de rios, palmeiras, montanhas e centenas de casbás e aldeias fortificadas. Já perto de Agdz, é impressionante sair da montanha e ver o primeiro dos oásis do Vale do Draa, com milhares de palmeiras que contribuem para que esta seja a região das tâmaras.

Situado a Sul de Ouarzazate, o Vale do Draa constitui um dos mais bonitos cenários de Marrocos. Foi aqui que os seus habitantes (uma mistura de Árabes, Berberes, Judeus e descendentes de escravos da Mauritânia) se foram juntando em povoações fortificadas para se protegerem de nómadas em busca de pilhagens.

Casas de adobe no Vale do Draa em Marrocos

Casas de adobe no Vale do Draa em Marrocos

Os casbás do Vale do Draa rodeados de campos e palmeirais tornaram-se praticamente cidades-estados que encerravam dentro das suas muralhas tudo o que as comunidades necessitavam para viver.