Vale do Dades

Vale do Dades em Marrocos

Vale do Dades em Marrocos

Vale do Dades Marrocos

Vale do Dades Marrocos

Vale do Dades Marrocos

O vale do Dades fica a norte da cidade de Boumalne-Dadès e estende-se por cerca de 100km até às Gargantas do Todra. Este percurso é também conhecido pela rota dos mil casbás, pois sãos muitos os casbás que se encontram nesta extensão.

Os Casbás são fortalezas ou aldeias fortificadas, construídas há séculos pelos povos Berberes da região. Este tipo de edificação servia para albergar a população e os animais num local seguro, protegendo-se dos ataques dos invasores da época.

O vale caracteriza-se pela paisagem árida de cor avermelhada. As casbás (construções feitas de terra e palha seca) são por isso da mesma cor avermelhada do terreno. O Rio Dades que corre no vale é fonte de vida, nas suas margens concentra-se a vegetação, com árvores de fruto como macieiras, figueiras, amendoeiras e tamareiras.

A paisagem do vale poder-se-ia esquematizar da seguinte forma: do centro do vale para os lados: rio ao centro, vegetação nas margens, a zona das casas aldeias delimitadas pelas montanhas. Entre montanha e deserto o vale permite-nos ver paisagem de montanha com os seus ciúmes brancos da neve e paisagens áridas típicas do deserto.

Vale do Dades em Marrocos

Vale do Dades em Marrocos

Do vale podemos seguir para o impressionante desfiladeiro de Dades, que terá sido em tempos o leito do rio. Caminhar entre as rochas deste desfiladeiro, entre paredes que têm nalguns sítios 300m de altura, faz-nos sentir muitos pequenos mas ao mesmo tempo dá-nos a sensação que estamos num lugar saído de um livro de conto de fadas.

Uma das paisagens únicas que podemos observar do vale é o Jbel Saghro, uma montanha ainda mais árida do que as restantes da cordilheira, uma paisagem comparada à da superfície da Lua.

Continuando pelo vale chegamos a El Kelaa M’gouna, conhecido por Vale das Rosas. Aqui há grandes roseirais e em Maio tem lugar o Festival das Rosas – em que as mulheres dedicam-se a extrair a perfumada água de rosas.