Tizi n’Test

Tizi n’Test Marrocos

Tizi n’Test Marrocos

Tizi n’Test

Tizi n’Test é mais uma das difíceis passagens de montanha na zona do Alto Atlas entre Asni e Taroudant, ou mais simplesmente, entre Marrakech e o Sul de Marrocos.

Passando acima dos 2000m de altitude, proporciona paisagens impressionantes e inspiradoras sobre o coração do Atlas. A estrada foi escavada na rocha com explosões pelos franceses de 1926 a 1932.

Esta obra de engenharia que viria a proporcionar aos marroquinos uma forma mais directa de percorrer o sul do país é bem demonstrativa das dificuldades que esta região montanhosa apresentou, durante séculos, para o comércio ou mesmo para que os diversos sultões conseguissem subjugar as populações Berberes do sul.

A passagem de montanha é um desafio para a condução nos últimos 18km antes de se juntar à N10. São curvas e curvas fechadas e perigosas se não forem feitas a uma velocidade reduzida. As vistas panorâmicas sobre o início da região Souss-Massa-Drâa são de tirar a respiração.

No topo há um pequeno restaurante onde os condutores podem descansar e desfrutar do lugar. Depois da passagem Tizi n’Test há uma íngreme descida de 1600m em pouco mais de 30km. Nesta parte do percurso dominam as paisagens das montanhas, bem como sobre o Vale Nfiss e as suas vilas e aldeias.

O cenário merece muitas fotografias e requer muito cuidado. Em alguns lugares existe espaço apenas para um carro e são comuns os penhascos sem qualquer protecção ou marcas na estrada. Para atrapalhar encontram-se táxis, autocarros e camionetas a alta velocidade nas curvas. Ou então vendedores de minerais ou ervas nas bermas…

Nesta estrada que leva a Tizi n’Test passa-se ao lado do conhecido Parque Nacional de Toubkal.