Tetuão

Porta de entrada na Medina de Tetuão

Porta de entrada na Medina de Tetuão

Tetuao Marrocos

Tetuao Marrocos

Tetuão

Tetuão / Tétouan é uma cidade situada no Norte de Marrocos, praticamente a meio caminho de Tânger e Ceuta (Espanha). A sua medina está inserida na lista UNESCO de Património Mundial da Humanidade.

As dimensões da medina de Tetuão nem são muito impressionantes quando comparadas com outras em Marrocos como a de Marrakech ou Fez, mas em Tetuão as influências árabes e andaluzas estão bem presentes na arquitectura.

A medina de Tetuão é uma das mais completas de Marrocos e também uma das que mantém o aspecto actual mais próximo do original. Ao passear-se pelas ruas estreitas de casas baixas e brancas encontra-se tudo o que é de esperar numa medina de Marrocos, especialmente muita energia e agitação.

Dentro da medina antiga de Tetuão

Dentro da medina antiga de Tetuão

Toda a zona antiga de Tetuão é muito bonita e autêntica. É fácil encontrar mercados de rua e identificar as diversas zonas dos artesão, organizadas por áreas específicas: carpinteiros, curtumes, joalheiros,… Grande parte destes artesãos trabalha na rua mesmo, à vista de quem passa, quer esteja apenas a ver a medina, quer seja vendedor ambulante de doces, fruta, peixe, etc.

Um ponto obrigatório de passagem em Tetuão é o bairro judeu, chamado de Little Jerusalem, um testemunho da permanência pacífica deste povo em Marrocos ao longo dos séculos. Hoje em dia, ainda existe muita população de judeus marroquinos.