Tamegroute

Tamegroute Marrocos

Tamegroute Marrocos

Tamegroute

Tamegroute é uma pequena aldeia no sul de Marrocos, a 15 kms de distância de Zagora, na direcção de M’hamid, Vale do Draa. A população desta povoação marroquina de jardins rodeados de terra cor de argila é constituída por Berberes e Árabes.

Apesar da pequena dimensão, Tamegroute é bastante conhecida, essencialmente devido à sua prestigiada zaouia, um importante centro religioso Sufi Nasiriyya zawiya, fundado no século XVII, uma das ordens Sufi mais influentes do mundo Islâmico. Nesta madrassa, existe também uma biblioteca riquíssima com manuscritos de mais de nove séculos contendo tratados científicos, obras religiosas da idade de ouro Andaluz e exemplares do Corão.

Para além de centro religioso e local onde se encontra a biblioteca, a zaouia também acolhe doentes, peregrinos e pobres que aí encontram cama e comida. Ao fundo do jardim está o mausoléu do fundador.

No mesmo local encontramos a origem das actividades de olaria, outra das razões pelas quais Tamegroute é famosa. Esta actividade artesanal, a mais importante do Vale do Draa, é reconhecida mundialmente pela técnica antiga trazida desde Fez com segredos de mestres para moldar a terra e o fogo.

Os oleiros de Tamegroute trabalham numa roda que accionam com os pés. A cerâmica é tipicamente verde e seca ao sol. As peças produzidas tradicionalmente incluem objectos indispensáveis para a vida quotidiana como pratos, tajines, panelas, pratos, jarras,… Fugindo um pouco à tradição, estes artesãos de Tamegroute passaram também a produzir peças decoradas com henna.

Tamegroute tem ainda outra característica reconhecível, o seu ksar subterrâneo, com ruelas escuras que mantêm uma temperatura fresca mesmo no Verão. Ideal para um passeio relaxante.