Sidi Ifni

Sifi Ifni Marrocos

Sidi Ifni Marrocos

Sidi Ifni

A cidade de Sidi Ifni situa-se no sul de Marrocos, na Costa Atlântica, a 180km a sul de Agadir.

A tribo Ait Baamran tem habitado a cidade e a região em seu redor há centenas de anos, vivendo da pecuária e do comércio com o norte de Marrocos e com a Europa. Esta tribo servia, pois, de intermediário no comércio trans-Saariano.

O local onde hoje está instalada Sidi Ifni foi ocupado por Espanha em 1476, tendo a cidade sido nomeada Santa Cruz de la Mar Pequeña. Os historiadores pensam que aí se construiu uma fortaleza na costa, hoje desaparecida. Já em 1524, a cidade foi capturada pelos Saadianos.

Mais tarde, em 1860, em função do Tratado de Tânger, que resultou da Guerra Hispano-Marroquina, Sidi Ifni voltaria para mãos espanholas até 1969.

Visto que fica numa zona pitoresca de Marrocos devido à sua influência espanhola, Sidi Ifni tem uma atmosfera diferente do resto do país. Os edifícios Art-déco em decadência nas ruas dos montes não deixam esquecer a época colonial. Os tons de azul e branco das paredes combinam com os dos turbantes e das roupas.

Os locais apoiam as equipas de futebol espanholas, dormem sesta e cumprimentam os poucos turistas com “Hola” em vez de “Bonjour”.

Sidi Ifni tem como base da sua economia a pesca. Mas também aproveita a procura turística das águas do Atlântico para praticar surf.