Ruínas de Volubilis

Ruinas de Volubilis Marrocos

Ruinas de Volubilis Marrocos

Ruínas de Volubilis

Volubilis é um complexo arqueológico de ruínas de uma cidade romana, inserido na lista UNESCO de Património Mundial da Humanidade em 1997. Internacionalmente, ficou conhecida quando Martin Scorsese aqui filmou “A Última Tentação de Cristo”, em 1988.

Originalmente uma povoação Cartaginesa desde o início do século III a.C., Volubilis viria a ser transformada no centro administrativo da província romana da Mauritânia Tingitana. Os Romanos tornaram Volubilis numa cidade típica do seu império, com mansões e casas para os oficiais, um centro, um arco do triunfo e templos dedicados aos deuses.

Na cidade, a religião praticada era o Cristianismo e o Latim a língua falada pelos seus habitantes Romanos, Gregos, Judeus e Sírios. Na região de Volubilis produziam-se cereais e azeite que eram exportados para Roma.

Mas os Romanos viriam a sair de Marrocos com a queda do Império Romano e após 300 anos de disputas mais ou menos constantes com os Berberes.

Pode-se explorar Volubilis com um guia para ter explicação da história deste local. As ruínas possuem bonitos mosaicos que contam a mitologia Romana.

Passeando pela cidade é perfeitamente possível imaginar como aí se vivia através de construções como o Capitólio, a Basílica, mansões e o que resta do aqueduto e das fontes perto do arco do triunfo. Não se pode perder o museu ao ar livre.

Volubilis fica a 4km da cidade de Moulay Driss Zerhoun (baptizada com o nome do bisneto do profeta Maomé) e a 33km de Meknes.