Ruínas de Lixus

Ruinas de Lixus Marrocos

Ruinas de Lixus Marrocos

Ruínas de Lixus

Lixus foi uma das cidades principais do Império Romano na Província de Mauritânia Tingitana. Está situada na encosta de um monte perto da cidade de Larache, a cerca de 45km de Asilah, no norte de Marrocos.

A 80m de altitude, Lixus domina sobre a planície de pântanos através dos quais os rios correm até chegar ao Oceano Atlântico. A norte existem montes repletos de carvalhos.

Lixus é um dos mais antigos locais habitados de Marrocos. Tudo começou ainda em tempos pré-históricos. Mais tarde, por volta de 1000 a.C., chegaram os colonos Fenícios que fizeram deste lugar o primeiro entreposto comercial do norte de África.

Viria a tornar-se uma importante cidade Cartaginesa e também Romana. Enquanto sítio arqueológico, Lixus é extremamente importante. Para além disso, existem associações lendárias a Hércules que o tornam ainda mais mítico.

Hoje em dia, as ruínas de Lixus podem ser visitadas com um guia local. Ainda é possível distinguir os banhos romanos, templos, muralhas do século IV, chão com mosaicos, uma igreja cristã e o que restou do Capitólio.