Rissani

Rissani Marrocos

Rissani Marrocos

Rissani

Rissani é uma cidade no sudoeste de Marrocos, a cerca de 20km de Erfoud.

Esta cidade é conhecida pela sua porta de entrada muito bonita, pelo mercado semanal tradicional e souk rico em artesanato. Este souk está aberto todos os dias mas é bem mais animado às terças, quintas e domingos.

Situado bem no centro de Rissani, o souk é o local onde se compra e vende tâmaras de Tafilalet, legumes, especiarias, animais e tecidos. Para além de artesanato, claro.

O importante mausoléu do Rei Moulay Ali Cherif fica numa das extremidades de Rissani. Aqui descansa o fundador da Dinastia Alaouite, aquela que governa Marrocos hoje em dia. Construído em 1966/67, não é acessível aos não-muçulmanos. Mas todos podem visitar o pátio arborizado.

Para visitar também perto de Rissani, há o bonito palmeiral, o bem conservado Ksar Moulay Ismaïl e o Ksar El Fida. Este último, a apenas 4km de Rissani, foi convertido em museu em 2005 para que todos possam descobrir tapetes, retratos da Dinastia Alaouite e objectos do quotidiano de quando foi concebido, em meados do século XIX.

Mas existem muitos mais ksour (plural de ksar) em redor de Rissani. É possível seguir este circuito histórico para ficar a conhecer os ksour d’Ouirhane, Tabassamt, Irara, Zaouïet el Maati e Asserhine. Destaque também para o Ksar Tinrheras, uma maravilha sobre um promontório rochoso.

Rissani é a cidade de tamanho considerável mais perto das fantásticas Dunas de Erg Chebbi (também conhecidas por Dunas de Merzouga), a cerca de 40km. Esta é, sem dúvida, a principal razão para visitar a região.

No mar de areia em tons alaranjados que os turistas adoram explorar de camelo as dunas chegam a atingir os 150m de altura. O topo é o lugar ideal para observar a imensidão do Deserto do Saara.