Ouarzazate

Ouarzazate Marrocos

Ouarzazate Marrocos

Ouarzazate

Por muitos considerada como a capital do Sul de Marrocos, Ouarzazate é um local maravilhoso na encruzilhada entre Marrakech e o Deserto do Saara. Pelo meio ficam as Montanhas do Atlas, que podem ser avistadas ao longe desde Ouarzazate e que conferem a esta cidade uma aura ainda mais fascinante.

Como grande parte das novas cidades no Saara, Ouarzazate foi criada de modo a servir de base para a Legião Estrangeira e centro administrativo pelos Franceses no final dos anos 20 do século XX.

Durante os anos 80, viria a desenvolver-se profundamente com a chegada de turistas em busca de aventura no deserto e com a atenção concedida pela industria cinematográfica às paisagens dos arredores. Foram inclusivamente construídos os mais importantes estúdios de cinema de África.

Por aqui se filmaram grandes sucessos do passado mais ou menos longínquo de Hollywood como “Lawrence da Arábia”, “Babel”, “Gladiador”, “O Reino dos Céus”, “O Príncipe da Pérsia”, “A Múmia”, “A Última Tentação de Cristo”,… Já mais recentemente foram inclusivamente gravados aqui alguns episódios da série “A Guerra dos Tronos”. Os grandiosos estúdios de cinema estão abertos ao público.

Rodeada por oásis, palmeirais e montanhas desérticas, Ouarzazate possui suficientes atracções para manter ocupado qualquer visitante de Marrocos por uns dias.

No centro da cidade, há que conhecer o maravilhoso Kasbah de Taourirt e o Museu do Cinema. Para viver Ouarzazate como os locais, passeia-se pelo lago e pela zona do rio, assim como se faz compras no mercado central e no souk de Domingo. A Praça Moahidine é o lugar preferido para circular ao fim do dia.

Ainda perto de Ouarzazate, são imperdíveis o Kasbah Tifoultoute e o Kasbah des Cigognes. Um pouco mais longe, descobre-se o Oásis de Skoura e as aldeias de Tounout, Anzal e Tazenakht. Absolutamente fantástico é o Ksar Ait Benhaddou, considerado Património Mundial pela UNESCO.