Moulay Idriss

Moulay Idriss Marrocos

Moulay Idriss Marrocos

Moulay Idriss

A histórica cidade de Moulay Idriss Zerhoun fica a 25km de Meknès e a 60km de Fez, duas das Cidades Imperiais de Marrocos.

Moulay Idriss Zerhoun é um local santo para os marroquinos e tem um lugar especial no seu coração. Foi aqui que Moulay Idriss chegou em 789 trazendo a religião muçulmana com ele e iniciando uma nova dinastia.

A importância de Moulay Idriss é tal que se diz em Marrocos que seis peregrinações a este lugar durante o festival anual que presta homenagem ao santo é equivalente a uma Haj a Mecca. Para além de criar a nova cidade com o seu nome, também começou a construção de Fez, que o seu filho continuaria mais tarde.

Moulay Idriss Zerhoun assenta em duas colinas na base do Monte Zerhoun. É uma cidade compacta, com ruas estreitas que lembram as medinas de Marrocos. Tão estreitas que são precisos burros para fazer os transportes de bens colina acima.

O mausoléu do criador da cidade está aberto unicamente para muçulmanos mas pode ser contemplado do exterior. Uma outra construção curiosa é uma mesquita com o único minarete redondo em Marrocos.

Um passeio em Moulay Idriss é algo pitoresco e autêntico, já que a cidade não tem tantos turistas como outras em Marrocos. A zona dos artesãos é um local a descobrir, perto da praça principal.

Nos arredores estão as ruínas da cidade romana de Volubilis, apenas a 5km de distância. Para lá chegar atravessam-se longos campos cobertos de oliveiras. O excelente azeite é uma das produções mais famosas da região.