Montanha Toubkal

Montanha Toubkal Marrocos

Montanha Toubkal Marrocos

Montanha Toubkal Marrocos

Esta montanha tem 4167m de altitude, sendo a mais alta das montanhas da Cordilheira do Atlas e do norte de África.

Situada a cerca de 60 km a sul de Marrakech, o Jbel Toubkal é um destino muito conhecido em Marrocos por aventureiros profissionais e amadores, mas também por turistas que procuram uma caminhada bem mais desafiante… Mesmo que o objectivo não seja atingir o topo.

A maioria das pessoas que pretendem ascender ao Toubkal parte de Imlil. Não é uma caminhada fácil mas está ao alcance de quem esteja em forma. O percurso até ao trilho de ascensão propriamente dito é bastante directa.

Seguindo o Vale Mizane até à aldeia de Aroumd, a paisagem é muito agradável. A partir daqui, são 2:30h até ao local de peregrinação de Sidi Chamarouch e depois mais 4:30h até aos refúgios do Toubkal, no sopé da encosta final.

A maioria dos trekkers passa a noite nos refúgios para recomeçar a subida na manhã seguinte, bem cedo. Desta forma, a vista desde o pico poderá estar o mais livre possível de nuvens, que costumam surgir da parte da tarde. Outra das razões para chegar cedo aos refúgios é dar tempo ao corpo para se aclimatizar à altitude e descansar.

Mas talvez a maior vantagem de descansar nos refúgios é encontrar pessoas que já desceram a montanha. É uma mais-valia importante ficar a saber como estão os trilhos até ao pico do Jbel Toubkal.

É também uma boa ideia considerar a hipótese de contratar um guia para liderar o caminho da ascensão. Mas não se pode deixar que este apresse a caminhada, ignorando todas as regras da lenta adaptação às mudanças de altitude.

O Ikhibi Sud (sul) é o melhor caminho a seguir, levando 2:30h a 3:00 a subir ao topo e um pouco menos a descer.

Durante os meses de verão consegue-se subir ao Jbel Toubkal em dois dias sem grandes dificuldades ou técnicas de montanhismo. No inverno, o acesso ao topo está reservado apenas aos trekkers mais experientes ou àqueles que seguem um guia, devido à dificuldade acrescida da neve. A utilização de equipamento apropriado para gelo e neve torna-se, então, essencial.

A alternativa para subir pelo Ikhibi Nord (norte) é mais longa (4:30h) e não deve ser tentada a não ser que se seja um escalador experiente. Seja qual for a altura do ano, é sempre melhor fazer a descida pelo lado sul do Toubkal, em direcção aos refúgios.

Mesmo no verão, é aconselhável usar equipamento próprio para montanhismo como botas, casacos corta-vento, bastões, impermeáveis,… Assim, é possível desfrutar ainda mais e em segurança da subida à maior montanha do norte de África, uma aventura inesquecível para qualquer um.