Montanha M’Goun

Montanha Ighil M'Goun Marrocos

Montanha Ighil M’Goun Marrocos

Montanha Ighil M’Goun

A Montanha M´Goun ou Ighil Mgoun fica na parte central do Alto-Atlas e pertence à província de Quarzazate. Jbel Mgoun é a terceira montanha mais alta do Atlas, com 4071m de altitude. É um destino procurado para amantes de trekking, associando o prazer de explorar um percurso ainda desconhecido para muitos. Aqui reina a tranquilidade e a comunhão com a natureza.

A paisagem é diversificada, podemos observar os cumes brancos dos picos gelados, as aldeias de barro nas encostas da montanha, os planaltos incrivelmente verdes e os cursos de água que os alimentam. No sopé sul da montanha estende-se o Vale das Rosas com uma vista fantástica.

A subida para a montanha M´Goun inicia-se geralmente no vale de Aït Bougmez, uma aldeia de barro construída nas encostas mais áridas, deixando os terrenos férteis do vale para a prática exclusiva da agricultura. É magnífica a vista panorâmica sobre os terrenos incrivelmente verdes e que fazem lembrar uma manta de retalhos. Pelo caminho encontramos várias aldeias berberes onde as pessoas mantêm o seu estilo de vida inalterável desde há séculos e que nos faz viajar no tempo.

Seguindo o curso do rio M´Goun, só possível a pé ou com o auxílio de burros, percorremos as gargantas de M´Goun, um desfiladeiro que em certas partes chega a ter menos de 2 metros de distância entre paredes. A sensação de caminhar neste labirinto estreito e quase fechado pelas altas paredes rochosas é uma experiência inesquecível.