Meknes

Meknes Marrocos

Meknes Marrocos

Meknes

Meknès é uma das Cidades Imperiais marroquinas e fica situada a cerca de 70km de distância de Fez.

Com vários monumentos, o centro histórico de Meknès está inserido na lista UNESCO de Património Mundial da Humanidade. Uma das razões para esta distinção é a simplicidade das construções originais mantida ao longo dos séculos.

Foi no século XVII que o sultão Moulay Ismail decidiu transformar Meknès numa das mais bonitas e poderosas cidades imperiais de Marrocos. Os impressionantes 40km das muralhas protegeram os seus monumentos até hoje. Existem imensas mesquitas em Meknès, o que lhe valeu o nome de “cidade dos cem minaretes”.

Toda a cidade é extremamente agradável para mergulhar completamente no quotidiano de Marrocos. Mas existem alguns destaques de lugares para ver e visitar em Meknès. A Grande Mesquita, fundada provavelmente no século XII, tem portões esculpidos fantásticos.

A medina de Meknès merece um passeio demorado para conhecer as ruas e encontrar as ruínas do palácio real. Na medina tudo acontece. A Praça El-Hedime, entre a cidade antiga e a zona imperial de Meknès, é o expoente máximo da agitação, com engolidores de fogo, contadores de histórias, amestradores de animais e malabaristas a entreter marroquinos e turistas.

Imperdível mesmo em Meknès é o portão Bab Mansour, na entrada da cidade propriamente dita, construído no princípio do século XVIII. Há quem diga que é o portão mais bonito do mundo.

Bem perto fica o Mausoléu de Moulay Ismail, cuja mesquita está aberta a não-muçulmanos. O Museu etnográfico regional em Meknès, no Palácio Dar Jamaï, possui um fabuloso jardim Andaluz e mostra peças que são testemunho da riqueza cultural do Reino de Marrocos.

Apenas a 30km de Meknès fica o impressionante sítio arqueológico romano de Volubilis, também património mundial UNESCO. A viagem faz-se através dos prósperos campos férteis que produzem cereais, azeitonas e uvas.