Macacos na Floresta

Macacos na Floresta Marrocos

Macacos na Floresta Marrocos

Macacos na Floresta

Na floresta de cedros das Montanhas do Médio Atlas há centenas de macacos de Gibraltar, ou macaco Barbary.

Este tipo de macaco existe também em Gibraltar, na Península Ibérica, sendo o único primata a habitar o continente europeu além do ser humano.

Os macacos de Gibraltar não têm cauda e possuem uma grossa pelagem amarela e acastanhada. Como são bastante amistosos, há registos de esqueletos desta espécie descobertos nas ruínas de Pompeia, em catacumbas egípcias ou mesmo no topo de colinas na Irlanda.

São muito inteligentes e imitam tudo o que vêem. Por isso, ainda hoje em dia e infelizmente, acabam por ser usados para espectáculos de rua em lugares como a Praça Jemaa el Fna, em Marrakech.

É extremamente interessante ver estes macacos no seu habitat natural, na Floresta do Cedro Gouraud, 9km depois de Azrou em direcção a Ifrane, e também na estrada 3km antes de se chegar a Azrou. Esta zona é englobada pelo Parque Natural de Ifrane.

Há muitos turistas que insistem em dar comida a estes macacos na floresta mas é preciso ter em atenção que, apesar do seu aspecto tranquilo, são animais selvagens e poderão ter alguma reacção mais agitada.

Actualmente, existem apenas cerca de 6 mil macacos de Gibraltar, com cerca de 4 a 5 mil a viver em Marrocos.