Laayoune

Laayoune Marrocos

Laayoune Marrocos

Laayoune

Laayoune é uma cidade no sul de Marrocos situada na região de Laâyoune-Boujdour-Sakia El Hamra. Apenas a 13km da Costa Atlântica, foi a capital do Sahara Ocidental desde 1940 a 1976, quando este era território espanhol.

A cidade de Laayoune, cujo home Árabe significa “fontes de água”, foi desenvolvida pelos espanhóis como o maior centro populacional europeu na província. Até 1976, os depósitos de fosfato eram explorados e uma fonte considerável de riqueza.

Nos nossos dias, vivem em Laayoune muitos árabes das tribos beduínas Beni Hassan e o seu dialecto Árabe é diferente (em Marrocos existem vários dialectos de Árabe e Berbere).

A cidade está em constante crescimento económico a nível de infra-estruturas e desenvolvimento humano pois desde que Marrocos tomou conta dela tem investido em novas escolas, estradas, imobiliário. Construiu, inclusivamente, uma estação de dessalinização.

Laayoune é ponto de passagem para quem viaja de Marrocos até à Mauritânia ou desportistas em busca do vento da região de Dakhla para praticar surf, kitesurf ou windsurf. Para visitar na cidade de Laayoune, existe a igreja espanhola colonial. A praça principal chama-se Mechouar e é um bom ponto de partida para as senhoras partirem em busca de malhafas, as coloridas vestes das Saaráuis.