Ksar Tissergate

Ksar Tissergate Marrocos

Ksar Tissergate Marrocos

Ksar Tissergate

O Ksar Tissergate é uma aldeia fortificada a cerca de 9km da cidade de Zagora, no Deserto do Saara, na estrada que faz a ligação até Ouarzazate.

No Vale do Drâa existem centenas de ksour espalhados pela paisagem, mas este é um dos mais bem conservados do sul de Marrocos. O Ksar Tissergate foi fundado há cinco séculos. O seu aspecto defensivo é impressionante, com as muralhas ainda quase completamente de pé, assim como as trinta robustas torres defensivas.

Hoje em dia, o Ksar Tissergate tem sete portas. Contudo, até ao início dos anos 70, existia apenas uma que era fechada e guardada à noite. A entrada principal foi construída com curvas por motivos de segurança e para manter a privacidade do interior. Quando a atravessamos entramos na praça principal da vila, onde está também a mesquita.

As ruelas interiores são muito estreitas e, consequentemente, escuras para proteger do calor do deserto. Os recantos pitorescos surgem a cada esquina. As casas do Ksar Tissergate têm todas uma estrutura similar.

Agora, apenas um quarto das casas estão habitadas permanentemente, pois a maioria das famílias construiu nova habitação no exterior do ksar em busca de maior acessibilidade e conforto. Uma curiosidade interessante é que parte dessas famílias volta às casas de taipa no verão pois este isolante natural é imbatível contra o calor. Para além disso, as temperaturas do interior são as melhores para armazenar tâmaras, que representam dois terços do orçamento familiar.

A população de Tissergate consiste em aproximadamente 500 habitantes. Falam Árabe mas a cultura Berbere ainda está presente na toponímia, na roupa das mulheres, na organização social, no artesanato,…

É muito interessante entrar e passear no Ksar Tissergate. Para visitar, há um museu etnológico com vários objectos característicos desta região do Sul de Marrocos como roupas e artesanato.