Gruta de Hércules

Gruta de Hercules Marrocos

Gruta de Hercules Marrocos

Gruta de Hércules

Uma das lendas da criação de Tânger remonta à mitologia grega, que conta que Hércules a terá fundado. Por isso, a 14km a sul de Tânger, há uma surpresa: a Gruta de Hércules.

Terá sido aqui que o semi-Deus descansou depois de ter separado a Europa da África, um dos 12 trabalhos que o Rei Euristeus lhe deu e que levaram 12 anos a completar.

A Gruta de Hércules tem duas aberturas, uma para o mar e outra para terra. Aquela que está virada para o mar proporciona uma vista muito bonita, já que se desce a alguma profundidade e se vê o mar por entre uma moldura de rocha conhecida como “O mapa de África”.

Crê-se que a abertura com o formato de África quando se observa desde o Oceano Atlântico terá sido criada pelos Fenícios. Terá igualmente sido este povo que fez gravuras com a forma de olhos nas paredes da Gruta de Hércules desenhando um mapa da zona.

Em termos geológicos, a gruta é natural mas foi transformada pelos Berberes, que alargaram as paredes quando cortavam a pedra para fazer mós.

A entrada na Gruta de Hércules é paga. Também é possível contratar um guia para ter uma ideia mais precisa da História que a envolve.

Nas imediações existem ainda alguns achados de importância arqueológica.