Gruta de Friouato

Gruta de Friouato Marrocos

Gruta de Friouato Marrocos

Gruta de Friouato

No Parque Natural de Tazekka, perto da cidade de Taza, fica a Gruta de Friouato, uma das maiores atracções naturais de Marrocos.

Conhecido como Gouffre de Friouato, este sistema de cavernas é o maior que se conhece no norte de África, o que o tornou bastante popular para turistas. Para lá se chegar há que percorrer uma íngreme estrada alcatroada.

Após o pagamento de uma pequena quantia para poder entrar, é possível explorar o interior da gruta. Pode-se começar por descer apenas 400m para atingir algumas grandes câmaras. O melhor mesmo é levar lanterna porque as Grutas de Friouato são bastante escuras.

Outros acessórios essenciais são um casaco quente e sapatos confortáveis e resistentes para trepar um pouco e ultrapassar algumas rochas escorregadias. Todo o sistema de cavernas percorre quilómetros debaixo da terra.

A gruta mais profunda visitável tem cerca de 45m. Para lá chegar tem de se passar por partes bastante estreitas. Mas vai valer a pena. A “decoração” de estalagmites e outras formações rochosas é muito bonita, especialmente quando estas brilham iluminadas por uma lanterna.

Ao percorrer as cavernas também se encontra água, assim como uma grande família de morcegos. Para descer ainda mais abaixo já é preciso ser um espeleólogo experiente. Já houve quem se aventurasse até aos 272m de profundidade. Acredita-se que existe um rio subterrâneo que corre até às Grutas de Chiker.