Forte Bou-Jerif

Forte Bou-Jerif Marrocos

Forte Bou-Jerif Marrocos

Forte Bou-Jerif

O Forte Bou-Jerif fica no meio do deserto entre a Plage Blanche e a cidade de Guelmim.

Esta antiga fortaleza da Legião Estrangeira Francesa foi construída na margem do rio Assaka, em 1935, como último esforço para a “pacificação” no sul de Marrocos. Em tempos, cerca de 200 homens viviam no grandioso Forte Bou-Jerif, protegido por duas torres situadas em montes a este e oeste.

Abandonado em 1956, quando Marrocos se tornou independente da França, foi ocupado pelos próprios marroquinos, que o aproveitaram até 1969. Depois desta altura já não havia necessidade de manter forças militares no Forte Bou-Jerif pois os espanhóis deixaram Sidi Ifn, a norte, e o Sahara Ocidental, a sul.

O caminho para chegar ao forte é de terra. Agora, apenas restam as muralhas desta construção impressionante. Uma das melhores alturas do dia para visitar o Forte Bou-Jerif é o pôr do sol, quando as cores do céu e do deserto se misturam para proporcionar um espetáculo memorável, num lugar fascinante onde o horizonte não tem fim.

Esta região, onde ainda existem muitos nómadas a viver em tendas, é um bom sítio para descansar e costuma ter viajantes que percorrem Marrocos ou para quem vem ou volta da Mauritânia ou do Senegal.

Perto do Forte de Bou-Jerif existe um complexo turístico com restaurantes, hotéis, tendas nómadas e piscina para aproveitar a tranquilidade e a boa comida de Marrocos. É um lugar excelente para servir de base para passeios de 4×4 e excursões às praias a perder de vista na costa atlântica.