Festival das Tâmaras

Festival das Tamaras Marrocos

Festival das Tamaras Marrocos

Festival das Tâmaras

O Festival Anual das Tâmaras na cidade de Erfoud, sul de Marrocos, é dos acontecimentos internacionais mais importantes do mundo no âmbito das tâmaras, sua produção e cultura.

Celebrado no mês de outubro, este festival coincide com o fim da época de colheita das tâmaras, uma das mais importantes do calendário marroquino. As celebrações incluem concertos de música, parada de máscaras e carros alegóricos.

É claro que o grande destaque deste Festival Anual das Tâmaras vai para o degustar deste fruto doce em exposição numa zona muito grande, com stands temáticos que mostram tudo sobre a tâmara.

São três dias de festa que atraem milhares de pessoas para a cidade de Erfoud, perto da qual existem cerca de um milhão de palmeiras. Na primeira manhã do festival são rezadas orações na Zaouia de Moulay Ali Shereef, em Rissani. À noite, apresenta-se um desfile de moda com roupas locais.

Para os turistas, o festival coberto de simbolismo é uma oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura desta região de Marrocos, incluindo as músicas e danças, o chá de menta servido por todo o lado, assim como a corrida de dromedários.

Tradicionalmente, as tâmaras trazem boa sorte. São atadas nos braços dos bebés para que ganhem uma índole doce; atiram-se às noivas para lhes trazer fertilidade; dão-se a estranhos como prova de amizade.