Festival dos Noivados

Festival dos Noivados Marrocos

Festival dos Noivados Marrocos

Festival dos Noivados

Um dos festivais mais interessantes de Marrocos, o Moussem des Fiançailles celebra-se no final de agosto, no local onde está o mausoléu de Sidi Ahmed Oulmghenni, a cerca de 25km a sul de Imilchil.

Nesta zona do Médio Atlas de Marroocos, uma vez por ano, celebra-se este festival em que as mulheres das tribos Aït Sokhman, Ait Âtta, Ait Hdiddou e Ait Iâzza procuram e escolhem noivo.

As jovens vestem-se com as suas melhores roupas e jóias neste encontro que fomenta as relações inter-tribos. Perto de 40.000 pessoas vindas das montanhas juntam-se sob tendas durante três dias, juntamente com os seus rebanhos, cavalos e camelos.

Para além de ter os casamentos em vista, o evento tem também uma parte comercial muito importante no que diz respeito à venda de gado, especialmente camelos, burros, vacas e cabras. Hoje em dia tem igualmente uma forte componente turística, trazendo à região muito turistas marroquinos e europeus que querem assistir a este singular Festival dos Noivados.

O Moussem des Fiançailles está organizado por dias. Na sexta-feira vende-se o gado; no sábado são os produtos de primeira necessidade; no domingo ocorrem os cânticos e as danças folclóricas.