Essaouira

Essaouira Marrocos

Essaouira Marrocos

Essaouira

Essaouira fica na Costa Atlântica no sul de Marrocos, a 170km a norte de Agadir e a 240km a este de Marrakech.

Essaouira é provavelmente uma das cidades mais bonitas de Marrocos. É um lugar cativante pela sua história, o seu património arquitectónico, as vistas impressionantes para o mar, as praias imaculadas e a tranquilidade transportada pela perfumada brisa marítima.

As fortes ligações com Portugal (D. Manuel I mandou construir aqui um castelo em 1506) fazem com que a cidade também seja conhecida pelo seu nome português: Mogador.

A medina de Essaouira foi considerada património mundial pela Unesco por ser um exceptional exemplar de cidade fortificada do final do século XVIII. Construída de acordo com os princípios da arquitectura militar europeia mas num contexto Norte Africano, serviu como porto para comércio internacional.

Na medina destacam-se as muralhas e os seus baluartes. Os canhões portugueses ainda lá estão, tal como uma igreja e as fortificações da pequena ilha de Mogador.

Desde as muralhas, a vista para o porto e para o oceano é indescritível. Entrando na medina, encontra-se rapidamente os melhores artesãos de marchetaria e armários de Marrocos.

Na Praça Moulay El Hassan existem inúmeros cafés e restaurantes onde pode provar o excelente peixe vindo do agitado e colorido porto de Essaouira.

No início do verão é obrigatório assistir ao festival de música Gnaoua que dá a conhecer esta arte dos descendentes de escravos. Este tipo de música sincopada acompanhada de dança pode levar ao transe e cura através da fé. O festival está também aberto a Música do Mundo, Jazz e Blues.

Os 10km de praia em Essaouira são incontornáveis para todos os visitantes. Esta dimensão significa que é fácil aproveitar a refrescante brisa do mar tranquilamente, sem multidões.