El Jadida

El Jadida Marrocos

El Jadida Marrocos

El Jadida

El Jadida é uma cidade com um passado riquíssimo situada na costa atlântica marroquina, a 100km a sudoeste de Casablanca.

A inserção na lista UNESCO Património Mundial da Humanidade sob o nome de “Cidade Portuguesa de Mazagão” mostra claramente as suas origens.

Os portugueses começaram a construir a cidade fortificada em 1502, edificando cinco bastiões, dos quais ainda restam quatro. É possível visitá-los seguindo um caminho bem preservado em volta dos parapeitos das muralhas em redor de El Jadida.

O Bastião do Anjo proporciona uma vista fantástica sobre a cidade, o porto e o mar. O Bastião de São Sebastião tem uma capela tosca da Inquisição e uma rampa que desce até à Porta do Mar. Nas torres há ainda canhões portugueses.

Hoje em dia pode-se também explorar a pequena medina dentro das muralhas, separada da parte nova de El Jadida. O grande destaque vai para a Cisterna Portuguesa, outrora esquecida mas redescoberta por acaso em 1915. A câmara subterrânea suportada por cinco filas de colunas é iluminada de forma a deixar ver toda a sua beleza.

Um passeio pela medina leva igualmente a lugares como a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a mesquita na sua frente, provavelmente a única do mundo com um minarete pentagonal.

A cidade de El Jadida é encantadora. Uma combinação perfeita da História contada pelas muralhas com bonita praias que convidam a um mergulho e a descansar na areia.