Dakhla

Dakhla Marrocos

Dakhla Marrocos

Dakhla

Dakhla é a cidade mais a sul de Marrocos, sendo a distância até à capital Rabat 1700km. Para chegar à fronteira com a Mauritânia há que percorrer mais 390km.

Hoje pertencente à região marroquina de Oued Ed-Dahab-Lagouira, embora a zona de Dakhla tivesse sido habitada por Berberes desde tempos remotos, foi expandida ou mesmo fundada por colonos espanhóis devido ao interesse na pesca desenvolvido a partir das Ilhas Canárias.

Dakhla possui uma baía adorada pelos praticantes de kite-surf, o que leva à cidade imensos praticantes e turistas.

Outras actividades bastante procuradas em Dakhla são o surf e o windsurf. Existem na baía várias escolas destes desportos náuticos. O mar excelente para os referidos desportos marítimos e a temperatura média das águas de 25ºC óptima durante o ano inteiro levou a que os surfistas avaliassem o spot Foum Labouir logo a seguir ao Hawaii.

Debaixo de água existe um outro paraíso para pescadores e mergulhadores, tendo inclusive em conta que em Dakhla não se encontram as multidões de outros locais com as mesmas condições a nível mundial.

Quando os visitantes se querem afastar um pouco do mar, as dunas próximas das praias ou a alguns quilómetros da cidade são perfeitas para uma aventura de 4×4 ou um passeio de quad. Durante o mês de março, celebra-se o Festival de Dakhla, uma oportunidade para descobrir um pouco mais sobre a cultura das tribos do Deserto do Saara, particularmente no que diz respeito à sua música.