Chefchaouen

Chefchaouen Marrocos

Chefchaouen Marrocos

Chefchaouen

Chefchaouen é uma cidade em Marrocos que é impossível esquecer. Situada no norte, na encosta da Montanha do Riff, é uma visita obrigatória para quem quiser entrar num mundo completamente diferente.

Para visitar Chefchaouen como deve ser, ou seja, percorrendo as suas ruas fotogénicas sem um destino propriamente definido, basta atravessar as portas que acedem à antiga medina desta cidade marroquina. As cores e a atmosfera do interior são únicas.

As casas na medina de Chefchaouen são pintadas de cores azuis turquesa que nos hipnotizam. Lembram os rodapés das casas da região do Alentejo, em Portugal. Ou não tivesse esta região portuguesa sido ocupada pelos árabes ao longo da sua riquíssima história.

Mas o que impressiona ainda mais nas cores de Chefchaouen é que a tinta azul das paredes vai escorrendo até ao chão, que fica igualmente pintado, parecendo reflectir a cor do céu. Se entrar em Marrocos pelo norte, viajando de carro, esta é a cidade ideal para se começar a apaixonar por Marrocos.

A melhor forma de visitar Chefchaouen é deixar-se perder nas suas ruas e observar a vida a acontecer. As roupas tradicionais das mulheres, azuis em cima e com um saiote que lembra uma colcha de riscas azuis e vermelhas, são típicas unicamente nesta região. Com um bonito chapéu de palha a condizer.

No percurso a pé na medina vai também encontrar imensas lojas de artesanato local. É fácil deixar-se encantar pelos têxteis (mantas, casacos, colchas, gorros,…) e pelas pequenas janelas feitas em madeira, óptimas para decoração numa parede ou mesmo como espelho.

Para além de observar a vida a passar, também há alguns pontos a visitar em Chefchaouen, como o topo da cidade (com vista para as montanhas) e a zona das lavadeiras perto ao rio. Na praça central encontra-se o castelo e a mesquita com o único minarete octogonal do mundo muçulmano.

O passeio só fica completo se for falando com os simpáticos habitantes locais e se provar a deliciosa comida num dos muitos restaurantes, escondidos nas ruelas ou bem à vista na praça central.