Casablanca

Casablanca Marrocos

Casablanca Marrocos

Casablanca

Casablanca é a cidade capital financeira do Reino de Marrocos, onde vivem mais de 5 milhões de pessoas.

Actualmente, Casablanca é uma cidade moderna cujo rico património inclui as artes, a cultura e antigas tradições. Na antiga medina, um tranquilo passeio a pé é muito agradável.

O porto de Casablanca foi construído no início do século XX e é protegido por um longo molhe artificial com quase 3200m. Para ajudar a guiar os navios até águas seguras foi edificado o farol El Hank, igualmente um símbolo do sucesso económico da cidade.

A oeste da medina existe um mercado muito animado na Place de la Comédie, bastante perto dum jardim público onde se situa o mausoléu de Sidi Bou Smara. Um outro santuário, desta feita para Sidi Kairouani, fica perto da porta que dá para o mar, a Bab El Mersa.

Para visitar em Casablanca existe ainda a nova medina, construída de acordo com a tradição. Aí, são muitas as pequenas praças, arcadas e lojas de artesanato.

Na zona a este da medina antiga fica a área Art Déco, aquela que dá à cidade de Casablanca a sua peculiaridade arquitectónica. As largas avenidas de palmeiras são algo grandioso, assim como a Praça Mohammed V e o Parque da Liga Árabe.

Mas o local mais famoso para visitar em Casablanca é a Mesquita Hassan II. A sua torre é a mais alta do mundo, com 210 metros de altura. Toda esta construção é extremamente impressionante e vale bem a pena conhecer.

Casablanca é uma cidade que vive no imaginário de todos, potenciado pelo filme com o mesmo nome protagonizado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. É também uma cidade moderna que conseguiu manter o seu carácter ao longo dos tempos. Lado a lado coexistem marcas do passado com edificações do presente, como o novo Morocco Mall, o maior centro comercial de África.