Cabo Bojador

Cabo Bojador Marrocos

Cabo Bojador Marrocos

Cabo Bojador

Apesar da importância do Cabo Bojador na história de Portugal, esta pequena vila é simplesmente uma pequena localidade piscatória na costa do sul de Marrocos. Na história de Portugal o Cabo Bojador, ou melhor, a navegação para além do cabo Bojador, abriu o caminho marítimo dos Portugueses para o resto do mundo.

Gil Eanes dobrou o temido cabo em 1434, tendo desmistificado os mitos sobre a existência de criaturas maléficas que afundavam os navios. Mas os monstros mais não eram do que as condições naturais desta zona da costa. Devido à existência de recifes de coral e do assoreamento de areias do deserto, existem zonas de pouca profundidade em alto mar.

Desconhecendo estas características era muito fácil um navio encalhar. Ainda hoje, apesar do maior conhecimento, esta continua a ser uma zona de naufrágios, como comprova o Barco naufragado na praia, a cerca de 18km a sul de Boujdour.

Sem o peso da história para os marroquinos, esta é uma pacata aldeia entre oceano e deserto, com uma grande extensão de praia, em boa parte deserta e que tem o mar por principal actividade económica.