Bhalil

Bhalil Marrocos

Bhalil Marrocos

Bhalil

Bhalil é uma pequena vila situada a 26km a sul de Fez e apenas a 5km de distância de Sefrou.

A maioria das pessoas que visita a grande e agitada cidade de Fez não faz sequer ideia que Bhalil existe. Não está cheia de atrações turísticas nem tem hotéis de cinco estrelas mas é um lugar único para conhecer.

Construída no sopé da montanha Jebel Kandar, Bhalil é uma vila tranquila com vista para o seu magnífico pico, para os verdejantes vales férteis e para o rio. A atmosfera da povoação é descontraída. Nas suas ruas encontram-se artesãos a trabalhar e vender as suas obras.

Os habitantes são facilmente reconhecíeis pelas suas roupas: as jovens usam a tradicional djellaba; as mulheres mais velhas vestem ihafs ou tarfs na cabeça, que lhes cobrem todo o corpo; os homens cobrem a cabeça com as razzas.

Em Bhalil há muitos casbás, situados em antigos palácios. É uma vila muito religiosa, o que se percebe pelo grande número de mesquitas. Na realidade, segundo as lendas locais, os seus habitantes não seriam Berberes nem Árabes mas sim cristãos que resistiram à islamização. Ainda de acordo com as lendas, o primeiro rei Árabe de Marrocos, Idris I (século VIII), teria conseguido converter os cristãos depois de os impressionar com a criação de uma nascente para dar de beber ao seu cavalo cansado. Esta ainda existe hoje em dia, perto da grande mesquita.

Mas o que distingue verdadeiramente Bhalil das outras povoações é a existência de algumas casas em grutas. Escavadas nos montes, possuem várias divisões e mesmo andares. Ao contrário das casas tradicionais, estas permitem manter lá fora o frio do inverno e o calor do verão. Os habitantes das casas trogloditas têm muito orgulho nelas. Pintam-nas de rosa, amarelo ou azul e mobilam-nas para ficarem confortáveis.

Visitar Bhalil é uma experiência fantástica para os visitantes que procuram um ambiente relaxante num cenário fantástico e diferente.