Ait Benhaddou

Ksar Ait Benhaddou em Marrocos

Ksar Ait Benhaddou em Marrocos

Ait Benhaddou Marrocos

Ait Benhaddou Marrocos

Ait Benhaddou

Ait Benhaddou é um ksar (em português Álcacer) situado a 28km de Quarzazate. Está inserido na lista de Património Mundial da UNESCO por ser um tipo de edificação singular e por se manter bem preservado até aos nossos dias. Esculpida numa encosta no sopé do Atlas com o rio a seus pés, esta “aldeia de barro” é um lugar exótico que não deixa ninguém indiferente.

A aldeia de Ait Benhaddou está camuflada numa encosta, as suas cores misturam-se com as da paisagem circundante pelo que à primeira vista o aglomerado habitacional confunde-se com o terreno. De facto a aldeia é toda ela construída em barro, dai a sua cor avermelhada.

A aldeia concentra-se dentro das muralhas e as casas parecem construídas umas em cima das outras, é um lugar muito compacto, com inevitáveis ruelas estreitas e acidentadas. As torres do forte e as fachadas dos edifícios, principalmente os maiores, são decoradas com bonitos rendilhados esculpidos no barro.

Uma rua dentro do Ksar Ait Benhaddou em Marrocos

Uma rua dentro do Ksar Ait Benhaddou em Marrocos

Entrando no ksar e começando a percorrer as ruas empedradas, somos surpreendidos pela cor dos tapetes e outras peças de artesanato á venda por todo lado e que contrastam com a cor avermelhada dominante.

A beleza única e exótica de Ait Benhaddou é muito procurada para cenário de filmes, aqui foram rodadas cenas de conceituados filmes como Lawrence da Arábia, A Múmia e Gladiador.