Agdz

Agdz

Agdz é uma pequena cidade berbere no sul de Marrocos, ao longo do Rio Drâa. Fica a 69km a sul de Ouarzazate, num local onde começa o lindo Vale do Drâa, que desce até Zagora.

Dominando Agdz lá do alto fica a Montanha Jebel Kissane, reconhecida pela sua forma semelhante a uma tajine, o prato de barro tradicional onde se cozinha um estufado com o mesmo nome.

O topo reluzente do Jebel Kissane parece que tem neve mas é uma miragem. Este brilho não passa do reflexo do sol em depósitos do mineral Mica.

A montanha é um local cujos trilhos são muito usados para passeios e aventuras de praticantes de desportos radicais como o BTT.

A cidade de Agdz em si era um entreposto importante da antiga rota de caravanas que ligava Marrakech a Timbuktu. As casas tradicionais e os jardins foram construídos perto do palmeiral.

Agdz tem um mercado central muito activo onde se vendem todo o tipo de produtos e o artesanato da região tem destaque. Peças esculpidas em madeira, criadas com barro ou entrelaçadas com vime são muito fáceis de encontrar no souk.

Nos arredores de Agdz também há atracções a não perder. Para se chegar às piscinas naturais das Cascatas do Drâa tem apenas de percorrer 5km. Para o Kasbah Tamnougalt, actualmente em ruínas, bastam 4km. Aqui, as vistas panorâmicas impressionam.